Voltar às notícias

MARTA CASIMIRO FALA SOBRE INOVAÇÃO

Notícias

A administradora da Panidor falou sobre tendências e sobre inovação na conferência online organizada pela Portugal Foods: Food and Drink Trends 2022

MARTA CASIMIRO FALA SOBRE INOVAÇÃO

No passado dia 17 de fevereiro, Marta Casimiro, Board member e diretora técnica na Panidor, esteve presente num evento online organizado pela Portugal Foods para debater o tema das tendências de inovação para o setor agroalimentar. 


“A Panidor é uma empresa com um ADN muito forte em termos de inovação, temos um excelente capital humano e tecnológico para meter em prática todas as nossas inovações”, referiu. 

À questão “os portugueses seguem as tendências de consumo?”, Marta Casimiro responde que a Inovação não é tudo By the book e que existe um grande diferencial entre a teoria e a prática. Os portugueses seguem sim as tendências, no que toca à procura por uma alimentação mais saudável por exemplo, mas podemos verificar que os produtos do portefólio da Panidor que têm vindo a ter um maior crescimento são produtos de pastelaria doce, que não vão ao encontro da tendência do Healthy lifestyle


O grande desafio da Panidor está neste momento em conseguir trabalhar ao mesmo tempo o lado funcional e emocional do alimento, pois para o alimento manter o mesmo relacionamento emocional com o consumidor, ele tem que conferir conforto através do seu sabor, da sua textura, ou seja, das propriedades organoléticas em primeiro lugar. 


Em termos de I&D, a Panidor trabalha com um software que alimenta e sustenta o nosso sistema IDI. Com esta ferramenta armazenamos insights, fruto da musculada estrutura que criámos, de fontes, de insights, e gerimos todos os projetos de IDI. 


O ano de 2022 para a Panidor terá inovação, claro, mas será um ano focado na normalização e na otimização dos processos, que também são formas de inovação. 


“Ser uma empresa inovadora por vezes tem um efeito perverso, porque uma empresa inovadora agrega muito valor, notoriedade, competitividade, etc. No entanto, existem entropias como SKUs que não têm uma taxa de penetração no mercado que os justifique, elevados stocks, elevado investimento em matéria-prima de pouca rotação, etc. 

Nos últimos dois anos inovamos muito em produto, este ano, e com a chegada da normalidade que todos ansiávamos, vamos sim continuar a desenvolver novos projetos na área do IDI, mas principalmente nos processos e no marketing.” diz Marta Casimiro. 


Em 2022, a inovação vai passar por criar uma relação diferente com o nosso cliente, impactando e atraindo, promovendo com isto um relacionamento mais duradouro e mais sólido com a marca. “Temos uma parceria com a Kantar, por exemplo, que é uma das maiores redes de insights do mundo, com quem conseguimos fazer um trabalho de pesquisa sobre os nossos produtos, os nossos mercados, os nossos clientes e o nosso consumidor, e com isto reunimos dados que nos permitem hoje conhecer o nosso público-alvo, a nossa “persona” e o seu comportamento de compra. 


Com estes dados definimos estratégias de inbound marketing muito mais “snipper”, muito mais cirúrgicas, sempre com o objetivo da venda, mas também com o objetivo de que o consumidor seja um promotor da marca! Neste momento já temos resultados e a nossa estratégia vai passar por cirurgicamente atingir os clientes que queremos!” 


Este ano a competitividade será o fator mais importante para a Panidor!

Ver Notícias
Partilhar