Sustentabilidade


Política ambiental e sustentável

Estamos empenhados na melhoria contínua do desempenho ambiental da nossa atividade e na prevenção do nosso impacto no meio ambiente, através da aplicação de práticas de gestão ambiental eficazes.

economia circular

na Panidor 

nada se perde, 

tudo se transforma

Sabia que 30% dos terrenos de cultivo do mundo produzem alimentos que serão desperdiçados? 

A questão do desperdício alimentar é algo que levamos muito a sério, por esta razão damos uma “segunda vida” aos produtos que não podem ser comercializados:

  • Grande parte dos produtos fora de formato são doados a instituições de cariz social;
  • Muitos produtos de teste de novas receitas, ou com validades curtas, são oferecidos aos nossos colaboradores;
  • Os restantes produtos são segregados e encaminhados para a alimentação animal.

gestão
de resíduos

Todos os resíduos gerados pela Panidor são devidamente separados e encaminhados para operadores licenciados onde são posteriormente processados, o que permite dar-lhes uma segunda vida, diminuir o consumo de recursos naturais, preservando assim o meio ambiente. 


De entre estes materiais temos, por exemplo, os óleos alimentares que são utilizados nos diversos processos de fritura, e que são posteriormente recolhidos para serem novamente utilizados na produção de biodiesel, tintas e vernizes. 

clean label

Cada vez mais procuramos reduzir o número de ingredientes nas nossas receitas, privilegiando matérias-primas naturais. 

Os pães fermentados com massa mãe são um bom exemplo disso. A massa mãe é um fermento natural, fabricado apenas com água e farinha, que repousa durante longas horas até obter características naturais de fermentação.

O que nos move, é a nossa paixão

menos 5,5%
emissões

Dispomos e oferecemos aos nossos clientes um serviço dedicado de distribuição de congelados em todo o território nacional, comprometendo-nos sempre a otimizar e reduzir as emissões de gases poluentes.

Na frota de pesados, conseguimos uma redução de cerca de 5,5% das nossas emissões de dióxido de carbono.


Incluímos ainda viaturas elétricas na nossa frota de ligeiros, evitando assim a emissão de cerca de 3 toneladas de dióxido de carbono por ano.


Já ouviu falar em produtos Amigos do Ambiente?

matérias primas

Óleo de palma: A Panidor possui desde 2018 a certificação RSPO, para os modelos MB (Mass Balance) e SG (Segregated), o que nos permite a compra e venda de produtos com óleo de palma de origem sustentável.


A certificação RSPO para o óleo de palma, presente em cerca de metade dos alimentos embalados produzidos no mundo, representa uma preocupação com os efeitos nocivos no ambiente e a nível sócio-económicos que advêm da sua produção intensiva e descontrolada.


O óleo de palma certificado RSPO é produzido respeitando criteriosamente a legislação em vigor, aplicando as Boas Práticas Agrícolas e Ambientais e o respeito pela Populações Locais, garantindo a sua sustentabilidade, processo que é auditado pelo organismo RSPO.


Chocolate UTZ: Utilizamos chocolate certificado UTZ nos nossos produtos.


UTZ é o maior programa de produção sustentável de Cacau no mundo, com 760 000 produtores localizados em 21 países!


Este programa garante boas condições de trabalho aos produtores, além das práticas de produção sustentáveis .

ultracongelados amigos do ambiente

Ao privilegiar pão e pastelaria ultracongelados está a preservar o meio ambiente, 

pois não contribui para o desperdício alimentar.


Quer para os estabelecimentos comerciais, quer em casa dos particulares, os produtos ultracongelados permitem uma gestão de stock eficiente, pois são preparados 

à medida do necessário, nas quantidades necessárias.