Voltar às notícias

Pão para todos

Notícias

“Não deveria faltar pão a ninguém” – Foi com esta ideia em mente que a Panidor lançou no dia 16 de outubro de 2021 a ação Pão para Todos.

pão para todos

Esta ação irá durar um ano e, todos os meses, será selecionada uma instituição diferente, à qual serão entregues 200 kg de pão, perfazendo um total de 2,2 toneladas de pão doado ao final de um ano, a 12 instituições diferentes.

No mês de novembro, a instituição selecionada foi a delegação do Porto do CASA, o Centro de Apoio ao Sem Abrigo, que atua de várias formas para tentar ao máximo colmatar a falta de bens alimentares junto dos mais carenciados.

Além das ações de rua que realiza 4 dias/semana, e com as quais consegue entregar cerca de 150 refeições caseiras por dia, preparadas pelos seus cerca de 400 voluntários, a delegação do Porto do CASA conta ainda com 3 restaurantes solidários e apoia famílias em dificuldade da região do Porto com bens alimentares.


Os 3 restaurantes solidários do CASA servem cerca de 600 refeições por noite, e são cerca de 100 famílias que recebem cabazes quinzenais de alimentos, que representam 70% do gasto mensal em alimentação de cada agregado. 


O número de pessoas que pedem ajuda depois da pandemia aumentou bastante, e o número de pessoas em situação de sem abrigo a solicitar ajuda do CASA triplicou desde o início da pandemia. Além da ajuda alimentar, o CASA presta ainda apoio com tarefas mais burocráticas, como renovar um cartão de cidadão, ir ao banco, etc. 


“O CASA pretende ser a casa daqueles que não têm nada. Pretendemos levar conforto, carinho, além do óbvio que é a alimentação. Obviamente que o nosso trabalho principal é levar refeições àqueles que não têm, mas há uma parte muito importante do nosso trabalho que é a companhia, uma cara conhecida, às vezes levar um bolo de aniversário a alguém que faz anos, miminhos que de outra forma os nossos utentes não teriam”.  Refere Ana Salão, Diretora de serviços e coordenadora do CASA. 


Caso queira tornar-se voluntário/a no CASA, poderá entrar em contacto com a instituição através do e-mail abaixo, ou através de mensagem privada no Facebook. 


Apelamos outras marcas e todas as pessoas que o desejem, que caso tenham possibilidade, ajudem esta instituição com bens como: 


  • Azeite; 
  • Óleo; 
  • Bolachas; 
  • Produtos de higiene (como kits de higiene oral, etc.); 
  • Cobertores; 
  • Casacos quentes; 
  • Toalhas; 
  • Etc. 


Contactos do CASA, delegação do Porto: 

E-mail: porto@casa-apoioaosemabrigo.org 

Facebook: www.facebook.com/casaporto.casa 

Website: http://casa-apoioaosemabrigo.org/.../delegacoes/casa-porto 



Ver Notícias
Partilhar