Voltar às notícias

Sea Shepherd | Pão para todos

Notícias

“Um mundo em que o Oceano está morto é um mundo sem seres humanos! Os oceanos são o elemento principal para a regulação do clima e a primeira fonte de oxigénio do planeta.” - Lamya Essemlali, Responsável Sea Shepherd França.

202202221214112449
202202221214115303
202202221214117392
202202221214119430

SEA SHEPHERD

“Um mundo em que o Oceano está morto é um mundo sem seres humanos! Os oceanos são o elemento principal para a regulação do clima e a primeira fonte de oxigénio do planeta. Uma em duas respirações que faço, devo-a à vida marinha.” - Lamya Essemlali, Responsável Sea Shepherd França.

Dando seguimento à ação “Pão para todos” iniciada no dia mundial do pão 2021, a Panidor realizou este mês mais um donativo de pão, desta vez a uma ONG que luta para a proteção dos oceanos: Sea Shepherd. 


Consciente do papel fundamental dos oceanos para os ecossistemas e para a sobrevivência de todos, a Sea Shepherd foi fundada por Paul Watson em 1977, ativista canadiano que cofundou a Greenpeace e que acabou por abandoná-la por achar as suas ações demasiadas “leves” e com pouco impacto. 


 A Sea Shepherd existe hoje em vários países do mundo, incluindo Portugal, onde organiza ações que visam mostrar a dura realidade daquilo que acontece nos nossos oceanos. De campanhas no mar, a ações em terra como limpezas de praias, estes “piratas” dos oceanos, como os meios de comunicação social gostam de os apelidar, lutam para preservar os oceanos e também para abrir as consciências e mostrar ao mundo aquilo que muitos escolhem não ver. 


“Após vários anos de sucesso nas águas traiçoeiras da Antártida para proteger as baleias no seu santuário, o navio da Sea Shepherd, Bob Barker, está agora concentrado em proteger as águas e os ecossistemas da África Ocidental, em colaboração com autoridades de vários países africanos, incluindo Serra Leoa, Gâmbia, Libéria, Benin, Gabão e São Tomé e Príncipe. O Bob Barker patrulha com as Autoridades para apoiar a sua capacidade de fiscalização e a sua luta contra a Pesca Ilegal, Não Regulamentada e Não Declarada (IUU), desde a inspeção de embarcações licenciadas para verificar e garantir sua conformidade até à prisão de embarcações que operam fora das Leis.” Refere Baptiste, Chief Officer do Bob Barker na Sea Shepherd Global. 


As equipas Sea Shepherd são principalmente constituídas por voluntários, oriundos do mundo inteiro e com formação e habilidades em áreas muito diversificadas para responder às necessidades das várias ações e campanhas. Para ser voluntário não é necessário ter nenhuma formação em específico, nem ser um profissional com experiência. 


“Os voluntários da Sea Shepherd têm algo que profissionais não têm: Paixão. Eu não poderia pagar profissionais para fazer aquilo que os meus voluntários fazem no terreno, nem para tomarem os riscos que eles tomam.” Diz Paul Watson, fundador da Sea Shepherd. 


“Juntar-se a um navio da Sea Shepherd é embarcar no movimento de proteção do nosso oceano. Este está sob constante pressão das atividades industriais e desempenha um papel vital no ecossistema terrestre, seu esgotamento é uma das maiores ameaças ao equilíbrio dos ecossistemas do Planeta Terra, colocando muitas espécies em risco de extinção e contribuindo para as mudanças climáticas.” refere Baptiste. 


“Os navios da Sea Shepherd são vegans! A dieta vegan é uma das formas mais fáceis de reduzir impacto nos ecossistemas. É sabido que uma equipa bem alimentada é uma equipa feliz e trabalhadora. Os nossos chefs e cozinheiros produzem três refeições generosas e nutritivas por dia e cozem pão, isto em qualquer condição climática, o que pode ser um desafio quando o mar está agitado! Ter a oportunidade de servir pães Panidor será uma grande ajuda para a nossa equipa de cozinha e será muito apreciado pela tripulação, só gostaríamos de ter espaço a bordo para guardar mais! “ Refere Baptiste. 


 Como ajudar esta Associação? 


“Como ONG, somos financiados apenas por doações generosas, portanto, qualquer desconto ou maneira de economizar o nosso orçamento limitado é importante, também aceitamos com gosto doação de mercadorias de várias formas, seja uma empresa que nos fornece um serviço gratuitamente, um fabricante que doa alguns equipamentos ou como a Panidor, uma empresa que generosamente ajuda a alimentar a tripulação da nossa poderosa embarcação. 


Na Sea Shepherd estamos sempre gratos pelos donativos que nos ajudam a alcançar os nossos objetivos no mar.” Diz Baptiste. 


Caso queira ajudar a Sea Shepherd, poderá ver como em https://seashepherd.org/support-us/ (para a Sea Shepherd Global), ou em https://www.seashepherd.pt/pt/apoia-nos/ (Sea Shepherd Portugal).


Pode ainda adquirir artigos como hoodies ou t-shirts na loja, para ajudar a financiar as missões desta ONG e ajudar assim a proteger os Oceanos: https://linktr.ee/seashepherd . 


Redes sociais: @seashepherd | @seashepherdportugal  

Ver Notícias
Partilhar